PMT
Entrega de títulos de propriedade de posse
A noite do dia 21 de novembro registrou uma nova etapa na vida de 39 famílias com a entrega de títulos de propriedade dentro do programa Viver Legal de Regularização Fundiária em parceria com o governo do Estado de Minas Gerais por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço. O evento foi realizado na Escola Estadual José Ferreira Maia, no Cachoeira do Vale.
Nessa fase do programa foram contempladas famílias das ruas Galáxia e Via Láctea no Novo Tempo / Bandeirantes e das ruas Rondônia, Roraima e Beco Macapá, no Cachoeira do Vale. Na atual gestão do município o programa já beneficiou cerca de 2 mil famílias com processos de legalização - já finalizados ou em andamento - nos bairros Macuco, Novo Tempo / Bandeirantes, Bela Vista, Ana Rita / Esplanada, Jardim Vitória, Petrópolis e Cachoeira do Vale. A iniciativa propicia dignidade, segurança jurídica aos moradores e valorização dos imóveis pois agora eles estão regularizados em cartório.
O diretor da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço Mauro Guimarães destacou que para além da questão econômica e social, a titulação dos lotes é muito importante para as famílias que de fato já eram donas da propriedade legalizada. “O registro do imóvel faz justiça com essas pessoas que aguardaram muitos anos por esse documento”, citou.
Na opinião do prefeito Douglas Willkys o programa Viver Legal de Regularização Fundiária em Timóteo é um trabalho marcante na cidade ao ser realizado em várias regionais da cidade através de uma parceria entre a Prefeitura de Timóteo e o governo do Estado de Minas. “Deixo aqui uma mensagem de esperança e confiança às pessoas que estão fazendo o processo de legalização de seus imóveis: hoje o Município tem uma equipe qualificada e capacitada para dar sequência a esse trabalho”, citou.
Douglas mencionou que esse processo está transformando a cidade na medida em que organiza e regulariza centenas de imóveis. “Espero que cada vez mais famílias tenham a titulação de seus lotes porque isso traz segurança, valorização dos imóveis e tranquilidade para que elas possam investir na melhoria de suas casas movimentando assim um ciclo importante na economia local”, disse Douglas Willkys.
Depoimentos
Para o casal Sara Antônia da Cruz Brás e José Sebastião Brás receber a escritura foi um momento especial pois eles aguardaram por 28 anos para que isso se concretizasse. “Para a nossa família é muito gratificante receber a escritura de propriedade da nossa casa. Agradeço a Deus, a equipe da prefeitura e ao prefeito Douglas pela iniciativa. A gente sabe que quem não tem o registro do imóvel não é dono e para nós esse momento é uma honra pois agora temos segurança para poder investir no imóvel. Espero que outras pessoas sejam agraciadas e sintam a mesma emoção e alegria que estamos sentindo agora”, destacaram.
Outra família que também comemorou foi o casal Luzia Santos Ribeiro e Zoza Lopes Ribeiro, a filha Eliane Lopes Santos de Paula e seu esposo Raimundo Joaquim Ferreira de Paula. Assim como outras famílias eles também esperaram por um longo tempo para ver o sonho do imóvel registrado se tornar realidade. “Há muito tempo que esperamos por essa escritura e Deus nos honrou assim como a Prefeitura por esse belo trabalho. Temos muita gratidão à toda a equipe que tornou o nosso sonho realidade. Para quem também está nesse processo falo para persistir e acreditar no trabalho que é sério. Ver a escritura da nossa casa em mãos é uma tremenda felicidade”, comemoraram.