CREAS de Timóteo faz blitz para alertar contra o abuso e violência sexual de crianças e adolescentes

Campanha Maio Laranja acontece durante todo o mês no município.
PMT
I033507.jpg
18 de Maio - Campanha Maio Laranja

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Timóteo realizará uma blitz de conscientização para o Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na próxima sexta-feira (17/05), à partir das 9h30, na Alameda 31 de Outubro, Centro Norte.
De acordo com a coordenadora do CREAS, Magda Papalino, é muito importante divulgar os canais para denúncia de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes. 
“Precisamos estimular a denúncia, que pode ser feita pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), serviço gratuito que funciona 24 horas ou diretamente no Conselho Tutelar de Timóteo (31 3849-1758), órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”, informa Magda. Estima-se que menos de 10% dos casos no Brasil chegam ao conhecimento da polícia e demais políticas públicas, o que agrava ainda mais esse cenário.
A psicóloga do CREAS, Juliana Souza, fala sobre os panfletos que serão distribuídos durante a blitz no centro de Timóteo com o tema “O Semáforo do Toque”. A psicóloga explica que devemos ensinar às crianças que elas são donas do seu próprio corpo e que ninguém lhes pode tocar sem a sua autorização. “Nunca é demasiado cedo para ensinar a regra “Aqui ninguém toca” às crianças, porque o risco de abuso existe em qualquer idade. Uma boa comunicação com as crianças é fundamental e implica abertura, determinação, lealdade e um ambiente amigável e seguro”, conta Juliana.
O CREAS oferece orientações para qualificar a acolhida das vítimas e trabalha a prevenção das formas de violência dentro e fora de casa. O equipamento oferece ainda, acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e suas famílias por meio da intervenção de psicólogos e assistentes sociais. O telefone de contato do CREAS para mais informações é o (31)3849-6716. O município de Timóteo evidencia o tema durante todo o mês na campanha Maio Laranja.
18 de Maio
A data de 18 de Maio foi instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes porque referencia o caso da menina Araceli, com apenas 8 anos de idade, foi vítima de espancamento, violência sexual e homicídio, em Vitória (ES), fato ocorrido há 44 anos atrás e que ainda não foi solucionado.

 

 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem